NF-e 4.0: saiba o que muda com a nova versão da nota fiscal eletrônica

TRIBUTÁRIO

NF-e 4.0: saiba o que muda com a nova versão da nota fiscal eletrônica

Você certamente já deve ter ouvido falar na NF-e 4.0, certo? Afinal, é um modelo atualizado da nota fiscal eletrônica (NF-e) que precisa ser renovado constantemente para atender às novas demandas que vão surgindo.

Você certamente já deve ter ouvido falar na NF-e 4.0, certo? Afinal, é um modelo atualizado da nota fiscal eletrônica (NF-e) que precisa ser renovado constantemente para atender às novas demandas que vão surgindo. Isso acontece porque, de tempos em tempos, a Secretaria da Fazenda faz alterações estratégicas neste documento fiscal com o objetivo de melhorar a fiscalização e facilitar o dia a dia de quem o emite. Então, se você produz e vende produtos, fique atento a este artigo!

Quais são as principais mudanças da NF-e 4.0?

Entre as principais novidades está a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, sendo vedado o uso do protocolo SSL como padrão de comunicação, como vinha ocorrendo. Dessa maneira, é possível garantir maior segurança ao processo, o que não ocorria antes devido à vulnerabilidade do protocolo SSL.

Está prevista também a modificação nos campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para operações internas ou interestaduais com Substituição Tributária (ST) . O layout da NF-e será alterado para identificar o valor referente ao percentual de ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza, previsto no artigo 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, que não são atendidas pelos campos criados no Grupo de Tributação do ICMS para o estado de destino.

Outra informação importante que será alterada é o campo indicador da forma de pagamento. Agora, passará a integrar o Grupo de Informações de Pagamento, que, por sua vez, prevê o preenchimento com dado sobre o valor de troco. Além disso, será preciso informar qual o meio de pagamento utilizado, como dinheiro, cheque, cartão de crédito ou de débito, vale alimentação, entre outros.

Também aparecem entre as novidades da NF-e 4.0 as seguintes modificações:

  • Nas regras de validação de atendimento a novos campos ou a novos controles;
  • No Grupo Identificação da Nota Fiscal Eletrônica, o campo indicador de presença (indPres) agora pode ser preenchido com a opção 5 (operação presencial, fora do estabelecimento), que é o que ocorre no caso de venda ambulante;
  • O Grupo X – Informações do Transporte da NF-e será alterado com a criação de novas modalidades de frete (id: X02), como transporte próprio por conta do remetente ou transporte próprio por conta do destinatário;
  • Será criado um novo grupo chamado rastreabilidade de produto (Grupo I80). Ele vai permitir rastrear qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, como é o caso de defensivos agrícolas, itens veterinários, odontológicos, medicamentos, bebidas, águas envasadas e embalagens;
  • Por fim, quando se trata de medicamentos, o código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser informado em campo específico que estreia nesta versão do documento.

Qual o prazo para a mudança?

Como você pode ver, serão muitas mudanças e é preciso estar atento às datas para que a sua empresa se adapte a elas e não sofra nenhuma consequência. Acompanhe!

  • Ambiente de homologação para testes (20/11/2017): será o início dos testes dos programas emissores de nota. As notas na versão 3.10 ainda serão válidas;
  • Ambiente de produção para emitir notas no novo layout (04/12/2017): começou o funcionamento na prática da emissão e validação das notas. Tanto as notas na versão 3.10 quanto na versão 4.0 serão aceitas;
  • Desativação da versão 3.10 do layout anterior da nota (02/07/2018): a partir dessa data, o governo não vai mais aceitar a versão 3.10.

As mudanças para a NF-e 4.0 são motivos de preocupação?

Não. Boa parte das alterações previstas são técnicas. Portanto, se você utiliza um sistema confiável para emitir nota fiscal, não há com o que se preocupar. Isso porque ele irá se adaptar à mudança automaticamente. Agora, se esse sistema for ultrapassado, que tal aproveitar a oportunidade e migrar para uma tecnologia que acompanhe as modificações do mercado?

Existem emissores gratuitos no mercado, mas é importante atenção redobrada e conferir todas as funcionalidades disponíveis para atender com eficiência a gestão de notas fiscais de acordo com o porte da sua empresa.

Congresso Mundial de Tecnologia da Informação da América Latina, em Brasília

Entre os dias 3 e 5 de outubro, acontecerá o WCIT – Congresso Mundial de Tecnologia da Informação -, evento que reunirá empresários, investidores, CEO’s, acadêmicos e personalidades de mais de 80 países. Serão realizadas palestras com grandes nomes do universo da Tecnologia da Informação, como Vint Cerf, vice-presidente e chief evangelist of Internet do Google, considerado o “pai da internet”. Na vigésima edição, pela primeira vez na América do Sul, o evento ocorrerá em Brasília.

“A escolha do Brasil como sede do WCIT deste ano deve-se ao destaque do país no cenário tecnológico”, disse Santiago Gutierrez, presidente da Aliança Mundial de TI e Serviços (WITSA), realizadora global do Congresso. Estudo do Mercado Brasileiro de Software e Serviços, realizado pela ABES, revelou que o país atingiu, em 2015, o patamar de 7º país em investimentos em TI, ocupando também o 1º lugar em investimentos na América Latina. A quantia chega a $ 17,2 bilhões de dólares de investidos em software e serviços. A pesquisa aponta ainda um crescimento de 9,2% em 2015.

Para Jeovani Salomão, presidente da Federação das Associações Brasileiras de Empresas de Tecnologia da Informação – ASSESPRO tais níveis de investimento são conseqüência direta do grande crescimento do uso da internet no Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2014, 54,9% dos brasileiros já tinham acesso à rede, somando o número de 95,4 milhões de brasileiros.

Estes números são um grande incentivo para o turismo de negócios, que já se tornou o segundo maior atrativo para visitas de estrangeiros. “O brasileiro está cada vez mais conectado, e a internet mais presente nas mais diversas tarefas cotidianas. A tecnologia da informação tem essa característica transversal, perpassa as diversas camadas da sociedade, desde o laser até os negócios”, conclui Salomão.

Nesse ano, o WCIT vem com o tema “Promessas da Era Digital: Desafios e Oportunidades”, propondo discussões sobre a disponibilidade das inovações tecnológicas para a população. “O ingresso da sociedade na era digital traz um conjunto de benefícios e desafios. Somente podemos nos dar por satisfeitos quando conseguirmos produzir melhorias consistentes na vida das pessoas”, explica o presidente da ASSESPRO.

Otimize e Organize o seu tempo e viva melhor

O tempo passa muito rápido. Na correria do dia-dia não conseguimos viver a nossa vida. Não deixe que isso aconteça. Assim, organize o seu dia para ter tempo de fazer tudo o que quiser.

Em um dia não conseguimos fazer quase nada. Acordamos, vamos para o trabalho, voltamos para casa – provavelmente cansados. Não conseguimos pensar em nada mais, pois queremos apenas o nosso merecido descanso.

Por isso é importante que você otimize o seu tempo. Passar um tempo com a família, sair um pouco da rotina. Para isso, saiba como usar a tecnologia a seu favor e como evitar distrações.

Anote e analise a sua semana.

Você pode organizar o seu tempo de várias maneiras, uma delas é fazendo anotações. Compre um caderno ou use o seu smartphones.

Essas anotações serão muito úteis, comece anotando tudo o que você faz durante a semana (se quiser, anote os horários também). Após fazer suas anotações, analise-as e veja qual tarefa você gasta mais tempo. O objetivo é ter tempo para outras atividades.

Se você quer fazer um curso, por exemplo, em dois dias na semana, essas análises irão te ajudar saber quais os melhores dias e melhores horários; assim você poderá se organizar.

Faça primeiro o necessário.

Dê prioridade para as tarefas principais, aquelas que não têm como esperar. Desse modo fica mais fácil de começar a sua organização.

Use suas anotações – é uma forma de economizar seu tempo; e lembre-se: organize-se por prioridade.

Foco é dizer não!

Você quer ter tempo para outras atividades? Então deve evitar distrações! Você não vai conseguir cumprir todas as suas tarefas e metas propostas, se ficar o dia inteiro assistindo vídeos no Youtube, olhando a sua caixa de e-mail ou acessando seu Facebook a cada 5 minutos.

Mantenha o foco e faça uma atividade de cada vez, fazer múltiplas tarefas irá atrapalhar na sua nova etapa de vida.

A tecnologia pode ser usada a seu favor?

Hoje nós temos a possibilidade de baixar aplicativos nas lojas virtuais dos smartphones. É uma boa forma de ajudar a organizar o tempo, com os aplicativos certos fica ainda mais fácil.

Há alguns aplicativos que são conhecidos e gratuitos, e outros que são pagos. Entre eles, recomendo 3 para seu uso:

Remember the Milk

Foi o melhor organizador de tarefas do Universo Online por um bom tempo, porém ainda está funcionando e pode ser usado. Você pode instalar usando um iPhone, sistema Android ou com plugins e extensões para o navegador de internet no seu computador. 

Free Time (Recomendado!):

 O Free Time, ele não é uma agenda, a idéia do aplicativo é achar tempo disponível para você. Ele analisa o seus compromissos e prioriza o seu tempo livre.  – (iPhone somente 

Armazenamento em nuvem (precisa estar online) 

Pode ajudar muito, quem vive muito tempo em transito, para não perder tempo com a passagem de dados (arquivos) para dispositivos como: pen drives, HDs, entre outros. O Dropbox, Skydrive,Google drive e outros ajudam a economizar esse tempo. Alguns começam com alguns gigabytes gratuitos, e podem ser expandidos com os planos pagos (precisa ver as regras de cada serviço).

Além dos aplicativos citados acima, existem muitos outros que você pode encontrar na internet para seu uso pessoal uma vez que usamos a tecnologia diariamente.

Tire um dia de folga

Não fazer nada de vez em quando é muito bom! Tire um dia para ficar longe de tudo que está relacionado a sua vida profissional, isso pode ser muito motivador: ter novas idéias, repor as energias, colocar os pensamentos em ordem, ajuda a melhorar a sua produtividade, além de ajudar a ter mais tempo com a família, afinal ela é muito importante na sua vida; não a deixe de lado.

Conclusões.

A organização do tempo é muito importante.

Por exemplo: Organizar o tempo, para que a realização de um projeto empresarial aconteça de forma efetiva, evitará atrasos e problemas futuros. O tempo é cronológico, isso não vai mudar, e parece passar mais rápido devido a nossa rotina, pois fazemos muitas coisas durante o dia e perdemos a noção do tempo.

Não deixe de lado as coisas mais importantes. Saiba como dividir a sua vida pessoal e profissional. Você precisa viver! Assim, não pode e não deve viver para a rotina, se você quiser mudar.

A família é o apoio fundamental na sua vida para que você fuja da rotina e faça coisas diferentes sem desviar de suas metas e objetivos. Fazer a divisão correta do tempo pode lhe dar muito prazer na vida, como por exemplo: passear ao ar livre, campo, entre outros.

Isso não quer dizer que você precise deixar as redes-sociais de lado e/ou deixar de assistir um vídeo no Youtube. Porém, tudo deve ser controlado.  A internet é um mundo maravilhoso e ao mesmo tempo perigoso, pois, ao mesmo tempo, que ela nos dá acesso a todo tipo de informação facilitando esse acesso de modo rápido (o que deveria economizar o nosso tempo), ela acaba “roubando” o nosso tempo porque passamos horas “navegando” por ela; e isso é um grande problema para muitas pessoas.

Precisamos nos socializar, isso é verdade, e as redes-sociais fazem isso; no entanto, não temos contato com as pessoas, a proximidade, e isso faz muita diferença. Enxergar os gestos e o rosto das pessoas no momento exato em que as coisas acontecem, isso não tem preço!

Use a tecnologia a seu favor (para se organizar) e aproveita mais a vida.

Abra o seu Negócio! Conte com a Sellpro

O serviço de Consultoria não apenas garante a ágil e correta implementação dos softwares e aplicativos, como também orienta para o aproveitamento pleno e estratégico de cada ferramenta. Com foco na gestão de custos, preços e resultados, essa etapa se faz fundamental para maximizar resultados, agregar valor à sua empresa e possibilitar que as funcionalidades dos softwares se tornem verdadeiros diferenciais competitivos.

Uma equipe capacitada, com conhecimento técnico, vivência e visão ampla de mercado, está preparada para atender com dinamicidade às demandas de empresas de diversos segmentos. As estratégias mercadológicas de preços, produtos, distribuição e segmentação de mercado, estruturação e organização das vendas também estão previstas nessa fase, bem como o planejamento estratégico e seus desdobramentos e o atendimento dos preceitos legais da integração custo x contabilidade. Conte com nosso serviço de consultoria para usufruir da melhor maneira possível de todos os benefícios que nossos softwares oferecem, criando verdadeiros diferenciais competitivos para sua empresa.